terça-feira, 23 de novembro de 2010

O ESPORTE CLUBE VITÓRIA

Caros Torcedores do ECV,

Estou reproduzindo aqui meu sentimento como Rubro-negro expresso, antes mesmo de qualquer desfecho desse campeonato. Não escreverei mais nada até o ano de 2011.

Depois do jogo passado, e já a algum tempo venho pensando sobre a desportividade no futebol. Será que vale a pena participar de um teatro armado? Tenho a sensação que estamos a fazer papel de otário (e como não sou torcedor do rival) , este papel me deixa profundamente desconfortável.

Se existe a carta marcada, o interesse do "patrocinador" em fabricar o campeão, se, de fato, o futebol é tão manipulado assim... o que fazemos nós nas arquibancadas? papel de otário? Ou será que nosso clube de verdade é mediocre? Mediocre na visão, no planejamento, na capacidade, e no seu porte? E não estou falando isso pelo fato dele cair ou não, mas pelas posturas que observo.

A derrocada do ECV (repito, caindo o não caindo), não se verificou no jogo do Corinthians, mas em diversos outros episódios que nem vou relatar aqui, apenas dizer que em 36 rodadas, apenas nove (9) vitórias... É INACEITÁVEL, ao menos para mim que não me nivelo por baixo e penso no meu time grande.

É incompreensível que certas coisas aconteçam e nada seja feito. A arbitragem, jogador dando migué, diretoria fazendo burradas... Ano após ano essas coisas se repetem no Futebol do ECV e nada é feito para mudar.

Se, a estrutura do futebol e a mídia verdadeiramente buscam favorecer os times do sul do país, porque participar então do Brasileirão? Ah, para ganhar recursos financeiros... então porque o Clube nunca tem recursos? Porque somos sempre pobres de marré-dé-sí? Onde as ações efetivas de marketing esportivo e de melhoria da imagem do Clube? Somos, na verdade, inclinados apenas a reclamar , isto sim.

Jogador dando migué no time é coisa antiga (desde antes dos tempos da bala na cara do Alan Delon), será que nada no contrato deles tem cláusula de comportamento e imagem? Será que há algo escuso para se tolerar tanta postura anti-profissional? Porque jogador pego na balada nao tem o contrato rescindido, multado, suspenso ou se repercute oficialmente o nome dos taiszinhos? Não sou torcedor de jogador, quer seja paredão ou raça de cão.

Como explicar que os jogadores, em meio à uma disputa, dêem declarações que querem deixar o clube e a DIRETORIA não os afasta do elenco. jogador enterrão é pior que jogador da base inexperiente, porque a inexperiência agente perdoa. Jogador que faz gol e gesticula para a torcida, jogador falastrão... tem que haver código de ética nesse clube, pois os atletas só enchergam o time como plataforma de lançamento, sem demonstrar amor a nossa camisa.

Há que se destacar que tal postura não é de todos, pois não quero generalizar e todos sabem de quais jogadores estamos falando. E neste sentido, algumas críticas exageradas ao elenco não foram rebatidas com a necessária força pela diretoria nos meios de comunicação. O time ficou entre às Bocas do Inferno da mídia local, de gente que só quer lucrar com a miséria.

A TORCIDA RUBRO-NEGRA é o maior patrimônio do clube, pois eu bem sei, que graças a ela esse clube não deixou de existir. Ou o ECV cria mecanismos de participação da torcida na vida do Clube, mecanismos de controle social... ou não fará sentido associar-se a ele.

3 comentários:

Pregopontocom Tudo disse...

Mais uma vez a falta de compromisso dos dirigentes do futebol baiano com seus clubes e suas torcidas leva o Esporte clube Vitória ao vexame da Segunda Divisão.Os clubes baianos parecem estar sentados numa gangorra onde um sobe outro desce,isso quanto a gangorra não quebra e os dois dão com tudo no chão.As vaidades são sempre maiores do que a razão e a lógica, a falta de pessoas capazes para administrar de maneira confiável, racional e inteligente os nossos clubes leva-os sempre a causarem tristeza, decepção e constrangimento as suas torcidas.Somos hoje a terceira capital do pais e nem temos uma terceira força dentro do nosso propio futebol regional.O Bahia após penar durante sete anos perambulando na terceira e na segunda divisão,em fim consegue voltar para a primeira,ai o Vitória prontamente assumiu o o seu lugar....na segunda.Pobres torcedores baianos,todos,...ATÉ QUANDO TEREMOS QUE ATURAR ISSO?!!!!!!!

iVÃ vELOSO disse...

Bela análise. Obrigado pelo comentário.

Lucas Morais Santos disse...

Infelizmente não teremos em 2011 os dois maiores times do estado na principal divisão do futebol brasileiro. O Bahia fez a sua parte, porém o Vitória, com um ano muito irregular, comeu poeira e se viu na zona de rebaixamento nas últimas rodadas e não permaneceu. Infelizmente esta é a realidade do futebol nordestino, permanecer na divisão de elite. Está na hora dos dirigentes, federações e torcedores nordestinos perceberem que a baixa representatividade do futebol nordestino não é apenas coincidência efêmera. É um problema estrutural. É inviável trazer bons jogadores no início da temporada, uma vez que não há receitas nos estaduais e os clubes já estariam no vermelho antes mesmo do término do ano. A solução está no sócio, que é uma receita antecipada que pode ajudar e muito no planejamento (o Internacional vem mostrando como se faz). Outra forma é a redução dos estaduais e um fortalecimento do Campeonato do Nordeste. Um campeonato que já provou que é forte e pode ser rentável. Poderíamos formar times mais fortes no início da temporada e, quem sabe, aumentar a representatividade do Nordeste na elite do futebol brasileiro. Que em 2011 o ECV coloque como prioridade a torcida.