sábado, 3 de julho de 2010

O jogo e a vida

A Copa do Mundo... não é nossa, fazer o quê? O mundial de "Soccer", "Calcio" e, para nós brasileiros Futebol é apenas um torneio esportivo como outro qualquer. Bem, isto é em parte verdade: o torneio organizado pela FIFA é, sem dúvida alguma O EVENTO esportivo do planeta.
A punjança da Copa da FIFA se sobrepôe às Olimpíadas e a qualquer outro evento organizado no Planeta, para isto basta ver os números e a mobilização mundial em torno das seleções nacionais em cada rincão do planeta.
Se por um lado, se trata de um torneio relativamente simples e cheio de falhas técnicas (me refiro exclusivamente aos aspectos esportivos), jogos fracos, árbitros ruins, e muito jogador mediocre; muito em função do aumento do numero de seleções participantes para 32, uma medida política e comercial. De outro, é um evento exclarecedor! Um evento contundente!
O jogo de futebol, como um simulacro, parece ser uma analogia da vida, trazendo à lume a postura interior de muitos e punindo inexorávelmente, por vezes, a arrogância e a vaidade - desfilada em palavras e discursos veiculados em miríades de entrevistas.
O Futebol, premia o talento! Isso é fato. É conversa fiada o papo das táticas e planejamentos como definidores do sucesso. O FUTEBOL PREMIA O TALENTO. Sim, e premia o talento do dia, do momento, outra vez como simulacro da vida. O sucesso da partida anterior não define o jogo atual, o momento atual.
O trabalho tem que ser em equipe, a final o nome do jogo é Futebol Associado. Em equipe desde a cúpula, comando técnico, preparação física, condicionamento técnico... Ah! mas se não tiver o TALENTO, nada acontece- não é Dunga? Se somente tiver o talento também não, que nos digam 'Los hermanos'.
O futebol é Cruel; e viver?

Nenhum comentário: