domingo, 11 de julho de 2010

Impressões da Copa

Acabou! Finalmente...

Com um golzinho chorado de Iniesta, a seleção da Espanha ganhou o título da Copa FIFA sobre a decepcionante Holanda. O jogo foi frustrante como o próprio torneio a despeito do que diz a grande mídia, para mim a Copa foi tecnicamente um fiásco. Há tanto o que dizer a respeito de tantos elementos que ficaram evidenciados durante o torneio em quem um Polvo foi o grande destaque.

Por outro lado, no aspecto sociológico, a Copa FIFA foi um sucesso! Sim, pois nos mostrou o sofrido povo africano, o lindo país que é a Africa do Sul, a forma pacífica como no geral transcorreram os jogos (houveram alguns conflitos mínimos), Nélson Mandela... é, politicamente foi exitosa. Mas o que me interessa mesmo é o aspecto esportivo. O Mundial apresentou aspectos técnicos, disciplinares e emocionais incrívelmente baixos e que comporam um quadro geral decepcionante. A Copa foi fraca.

Tecnicamente, as seleções jogaram um futebol sem criatividade com a exceção da Argentina e da Alemanha, não é atoa que fizeram o jogo mais bonito da Copa. As seleções Africanas trocaram a alegria irresponsável mas rica de outras edições, por um futebol agressivo, violento e maldoso. Os Europeus prevaleceram... mais uma vez pela frieza e obediência tática. Os americanos foram medianos e os do sul pareciam dominar o torneio, mas sucumbiram às emoções tendo no Uruguai retranqueiro seu melhor representante. A bola do jogo é um exemplo de um velho ditado: o melhor inimigo do bom é o execelente; ou seja, será mesmo necessário tanta "tecnologia" para produzir uma bola que INTERFERE no resultado do jogo? Não é melhor investir numa filosofia do jogo franco que resulte em gols?

Disciplinarmente a disputa ficou muito prejudicada. Os árbitros ou não entendem de arbitragem ou estão mal intencionados, pois os erros creditados à humanidade deles não foram os decisivos. Nos jogos do Brasil estava liberado dar pontapé nos brasileiros, que perderam jogadores machucados para jogos importanetes e tiveram seu craque expulso por se irritar e revidar agressões; a Inglaterra não vai esquecer do jogo contra a Alemanha e do seu gol que só a arbitragem não viu, a Argentina foi favorecida com um gol em impedimento escandaloso e a violência foi tolerada em prol de não expulsar os agressores, mas permitindo a contusão dos bons jogadores; que dizer disto então: melhor é chuta, pisar, cotovelar do que jogar.

Durante as partidas ficaram evidenciadas diversas atitudes intempestivas e destemperadas. Vários atletas como um nigeriano e o famoso Felipe Melo, se perderam em pontapés sem classe e agressões deselegantes. A pouca qualidade técnica parecia ser o estopim do descontrole emocional. Ao que parece a preparação passa pelo preparo físico, técnico mas também psicológico e nesse aspecto, muitas equipes deixaram a desejar - especialmente o Brasil. Não apenas o volante desastrado, mas muitos jogadores brasileiros demonstraram fraqueza emocional, dentre eles os que deveriam ser destaque gerando assim muita correria e pouca harmonia.

Por fim, As estrelas se apagaram. Quem foi o craque da Copa? Na verdade se a FIFA fosse honesta ninguem seria eleito. Rooney, Kaká, Robinho, L. Fabiano, Fabregas, Messi, Ribery e diversos outros fracassaram e ficamos com o inexpressivo Klose e as gratas surpresas da seleção alemã e seu futebol artificial. Os espanhóis atuaram muito bem coletivamente, os holandeses estratégicamente mas nada muito encantador.

Uma linda copa socialmente falando e esportivamente frustrante. Assim foi para mim o mundial 2010. E para você?

5 comentários:

Lucas Morais Santos disse...

O que eu acho mais interessante na história do polvo foi o primeiro cara que olhou pra ele e falou: - esse cara é vidente! Haha

Bom texto, e apenas lembrando que a própria seleção brasileira vencendo a Holanda já demonstrava desequilíbrio psicológico, principalmente o seu comandante.

iVÃ vELOSO disse...

é como foi dito no início do artigo: são muitos aspectos que completam o todo e é dificl abordar cada um deles. Tentei analisar o mundial como um todo em linhas gerais sem ser extenso nem cansativo. Obrigado pela participação!!!

Jaguar Araújo disse...

O Brasil já estava desclassificado desde a convocação. E como diria André, analisando por outro ângulo – que não seja o do polvo é claro – pois esse só acertava porque, no lado oposto ao que ele ia, sempre colocavam ali um pouquinho do famoso ensopado do bar de Avelino, aquele que o cara come domingo e só arrota quarta-feira, e aí parceiro, ele que não é “burro” nem nada, caia fora !!!
Bom voltando a teoria de André, já pensou se o Brasil fosse campeão, seria a glória do futebol retranqueiro, o famoso esquema 8-1-1 (Dois zagueiros, seis volantes, um meia/boca e um atacante), e jogaríamos na fogueira do esquecimentos os Romários, Zicos, Pelés, Garrinchas, Sócrates, Bobôs(hehehehe), passando a exaltar a habilidade dos Dungas, Mazinhos, Felipes Melos, etc.
E por isso, e mais nada: Viva a desclassificação!!! (Porra, o ruim é que acabaram os feriados da copa).

iVÃ vELOSO disse...

Pois é Comandande. Não podia faltar o abalizado comentário da COLIGAÇÃO, que aliás anda precisando se reunir para discutir os destinos da humanidade à base do líquido dos deuses nórdicos.
Concordo com você, até porque, quem autorizou Dunga usar o esquema tático do Come Água sem pagar Royalties???? Valeu negão!

vivi lima disse...

com certeza,estou d acordo com essa sua visão!a pior copa d todos os tempos na minha opinião! sucessão d erros d arbitragem,falta d técnica,a constante preocupação em n levar gol ao invés d fazer tornou as partidas extremamente pobre e entediante.