domingo, 22 de agosto de 2010

O ressuscitador de mortos

Continuando no mundo do futebol, pois não quero falar de política ou de assuntos outros no momento, gostaria de falar sobre o time do meu coração: Esporte Clube Vitória, o Leão da Bahia.

Vi "in loco" o Vitória perder o título da segundona para o Paraná na Fonte Nova, Vi perder o Brasileiro para o Palmeiras na Fonte Nova e a Copa do Brasil para o Santos no Barradas... mais nada me deixou mais enfurecido que essa derrota para o Palmeiras pela Copa Sulamericana ressuscitando mais uma vez um time em crise como de mal costume. Este jogo me fez cair a ficha: ECV É CLUBE PEQUENO!

Pequeno na mentalidade, na gestão, no elenco, no treinador, no marketing...na direção. Após a eliminação frente ao Palmeiras fiquei muito triste e reflexivo, pois algumas verdades são duras e precisaram ser enfrentadas por mim:

1 - Apesar de ser um Leão no Barradão, toda vez que sai dos seus domínio... é um gatinho. time local de expressão apenas estadual. Talvez não tenhamos mentalidade suficiente para ser grande!
2 - Não existe projeto consistente de títulos e vitórias no ECV, mas projeto de se manter na Serie A como puder. Talvez não tenhamos estrutura organizacional ainda para ser grande!
3 - Nunca vi um discurso de vencedor no ECV. Talvez não tenhamos dirigentes capacitados para ser grande!

Pessoalmente não me sinto tão decepcionado com o futebol do ECV, desde 1984, quando perdemos um campenato ganho, para o Bahia, no grito por falta de postura da direção do Vitória, quando a diretoria do rival invadiu o campo e tumultuando impediu nossa Vitória. Mentalidade... É necessário mudar a mentalidade de um time [e um clube] que fora do Barradão é frouxo e covarde... é minúsculo!

Não estou pedindo mudança de Presidente nem saida de treinador, aliás por mim, Ricardo Silva estaria ai até hoje pois apesar da críticas ele tinha o elenco fechado com ele. Estou querendo mostrar - nesse momento de dor, é fato - que é preciso uma mudança de atitude mental antes de tudo, pois há algo errado com o ECV; e eu acredito que é na atitude mental de todos no Clube. Mudamos essa atitude frente ao rival e o suplantamos, pois antes é inegável que o ECV tremia nas finais contra o outro.

Não quero cornetar, não quero tirar jogador nem treinador e muito menos tumultuar o Clube que amo - estou apenas alertando e cobrando CORAGEM, HONRA À CAMISA, E FÉ, vejo que falta fé no ECV.

Para a vitória é necessário vencer.